quarta-feira, 17 de abril de 2013

Violonista maranhense Luiz Junior fala sobre sua carreira pela série “Trocando Ideia”


Exatos 2992 quilômetros separam São Paulo de São Luís, no Maranhão. A série Trocando Ideia conseguiu conhecer um pouco sobre o som do violão que ecoa por lá por meio da entrevista feito com o violonista Luiz Júnior.

O compositor alimenta os ouvidos com notas musicais desde criança, de modo que o pulso musical foi herdado da família, sobretudo do pai, que leciona aulas e é instrumentista, e também do avô, que era maestro. “Aos 8 anos de idade comecei a estudar o violão 6 e depois passei para o 7 cordas”, explica.

Luiz está cursando o segundo período do curso Licenciatura em Música da Universidade Federal do Maranhão. Aos que estão começando agora, ele dá a dica: “Coloque o prazer em tocar violão na frente de todas as dificuldades. Com persistência, disciplina e dedicação você chega em qualquer lugar”.

 

Confira a entrevista na íntegra:

- O que você costuma ouvir e quais são os ritmos que gosta de tocar?

Costumo ouvir choro, e gosto muito de tocar choro, Bossa nova, Baião, Boi de Zabumba, Tambor de Crioula(Ritmos da cultura popular de maranhão) .

- Quando você percebeu que queria aprender a tocar algum instrumento?

Desde de criança convivi com a música através do meu pai que era professor de música e instrumentista, e com meu avô que era maestro. E aos 8 anos de idade comecei a estudar o violão 6 e depois passei para o 7 cordas.

- Pra você tocar, é um dom que vem da alma ou provém do empenho?

Isso depende muito. Acredito que se você tem um dom e conseguir aliar isso ao estudo, com certeza o seu desenvolvimento vai ser muito maior.

- Quais são os violonistas que você admira? 

Baden Powell, Paco de Luccia, Raphael Rabello, João Pernambuco, Marco pereira, Alessandro Penezzi,Luizinho 7 cordas, Rogério Caetano, O Sinhô (João Pedro Borgs), Sebastião Tapajós, Yamandú, Zé Paulo Becker, Guinga e Dino 7 cordas.

- Já tocou ao lado de algum instrumentista que você admira? 

Tive a honra de tocar ao lado do grande Sebastião Tapajós, O Sinhô(João Pedro Borges), Zé Paulo Becker, Yamandú, Guinga, Zé da Velha e Silvério Pontes e Dino 7 cordas.

- Pra você, qual a diferença do violão 6 para o de 7 Cordas?

Com certeza a possibilidade de ampliação técnica e harmônica no estudo do 7 cordas.

- Por que escolheu o violão de 7 cordas ao invés de continuar no de 6 cordas?

Para possibilitar o estudo do choro numa forma mais ampla.

- Deixe uma mensagem para quem quer aprender a tocar.

Coloque o prazer em tocar violão na frente de todas as dificuldades. Com persistência, disciplina e dedicação você chega em qualquer lugar.


Facebook: Luiz Júnior Violonista
Entrevista para JM TV
Agenda de Show
Vlll Festival da Música Instrumental, que acontece em Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB). Acontece de 02 a 05 de Maio



Nenhum comentário:

Postar um comentário