sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Projeto “Trocando ideia” traz universo criativo de novos instrumentistas


O violão de sete cordas está para o samba assim como a guitarra está para o rock. Por trás dos acordes, está a sensibilidade e a técnica daquele que encanta os ouvidos do público. Para dar voz aos pensamentos e particularidades de diversos instrumentistas da cena musical paulistana, o Arte do 7 Cordas vai publicar, semanalmente, uma entrevista pela série “Trocando Ideias”.

O objetivo das entrevistas é saber um pouco mais sobre o repertório artístico de músicos que se dedicam ao violão de 7 cordas, ou a outros instrumentos que fazem parte do samba e da música popular brasileira.

Iniciaremos a série com Samuel Silva, violonista paulistano, que tem entre suas principais influências, nomes como Bezerra da Silva, Roberto Ribeiro, Zeca Pagodinho, Agepê, Clementina de Jesus, Adoniram Barbosa, Jacob do bandolim, Pixinguinha, entre outros.




Confira o papo na íntegra:


- Quando você percebeu que queria aprender a tocar algum instrumento?

Quando tinha uns 13 anos, encontrei um cavaquinho que meu irmão tinha comprado para aprender a tocar encima do  guarda roupas de casa, nem sabia direito o que era aquele instrumento... um amigo próximo me ajudou colocando as cordas e ensinando os primeiros acordes, dali pra frente não parei mais.

- O que você costuma ouvir e quais são os ritmos que gosta de tocar?

No começo eu ouvia bastante samba e choro como Bezerra da Silva, Roberto Ribeiro, Zeca Pagodinho, Agepê, Clementina, Adoniram Barboza, Jacob do bandolim, Pixinguinha. Depois de um tempo comecei a ouvir muito Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Tonico & Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Rolando Boldrin, Hoje em dia já estou ouvindo de tudo um pouco, tanto na musica brasileira quanto musica do mundo inteiro. O importante é ouvir musica boa! não importa de onde ela vem...
Gosto de tocar Samba, Chorinho, Forró pé de Serra, Bossa Nova, Sertanejo de Raiz, e estou me arriscando na musica Latina.

- Pra você tocar, tocar é um dom que vem da alma ou provém do empenho?

Independente se é dom ou não, a pessoa tem que se dedicar. Eu comecei a ter muito gosto pela musica, mais tive que me dedicar muito pra aprendê-la. Todos tem que se dedicar! uns tem mais facilidade outros demoram mais, mas todos tem que estudar, tanto seja com um professor, Tanto seja por conta própria.


- Quais são os violonistas que você admira?

1° Horondino Silva, 2° Rafael Rabelo, 3°Luizinho 7 Cordas. Esses pra mim são a base de tudo!

- Já tocou ao lado de algum instrumentista que você admira?

Sim, tive a honra de tocar com o Luizinho 7 Cordas(violão), Altamiro Carrilho (Flautista), Izaias do Bandolim (bandolim), Paulo Sergio Santos (Clarineta) Cesar Roversi (Saxofone) esses são alguns dos músicos que admiro.

- Pra você, qual a diferença do violão 6 para o de 7 Cordas?

O violão 6 cordas quando tocado junto do 7 cordas exerce a função de fazer as "levadas de Base" para o 7. O 6 cordas fica mais nas regiões medias e agudas e também fazendo as "Terças" das baixarias.

- Por que escolheu o violão de 7 cordas ao invés de continuar no de 6 cordas ?

Eu já tocava cavaquinho e queria aprender o violão, eu era muito novo ainda, trabalhava mas não tinha dinheiro pra comprar um violão novo, pedi ao meu Pai pra me ajudar a comprar um. Ele também não tinha dinheiro pra comprar um violão novo, dai que  achamos um usado de um amigo, e já era um 7 cordas Del Vecchio bem antigo. Foi assim, já comecei direto no 7 cordas...

- Deixe uma mensagem para quem quer aprender a tocar.

Ouça sempre musica boa, e seja sempre dedicado! A musica pode levar você pra lugares inimagináveis...



4 comentários:

  1. Boa matéria!!! O Samuel Silva tem trabalhos próprios? Material publicado? Boas referências que ele deu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,
      Elaborador do projeto “Choro das Estações” aprovado pelo programa de Valorização de Iniciativas Culturais – VAI da Prefeitura de São Paulo (2012) que consiste em apresentações em praça pública de música instrumental brasileira no bairro do Jardim Helena/Vila Mara. O “Choro das Estações” tem como objetivo apresentar e aproximar a música instrumental brasileira, especificamente o “choro”, dos jovens da região.

      Excluir
  2. Eu sempre quis agregar ao meu trio de forró pé-de-serra um violão 7 cordas por me encantar com a sonoridade do instrumento... Há algum tempo, temos o prazer de contar com a presença do Samuel embelezando nossos shows com o seu violão... Esse prazer é resultado do talento, disposição e do profissionalismo que ele carrega consigo. E, sem dúvida, por uma dose enorme de paixão que ele tem pela música e por seu instrumento.

    ResponderExcluir