sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mestres do violão: Raphael Rabello

Por Vinicius Gonçalves

Um dos outros objetivos do blog, será relembrar grandes nomes do violão de sete cordas. Hoje falaremos sobre um grande violonista e compositor brasileiro.



Em 31 de outubro de 1962, nascia Raphael Rabello, uma das maiores referências aos jovens que se iniciam no violão de sete cordas atualmente. Carioca de Petrópolis, o violonista e compositor e consagrou no cenário nacional por seu virtuosismo experimental no instrumento, sempre pautado no choro e na evolução da canção popular.

As cordas de Rabello já abrilhantaram gravações de outros grandes mestres brasileiros, como Tom Jobim, Paulinho da Viola, Zé Ramalho, João Bosco, entre outros. No cenário internacional, já fez parcerias com o violonista espanhol de música flamenca, Paco de Lucía.

As cordas de seu violão silenciaram no dia 27 de abril de 1995, data em que o autor faleceu com apenas 32 anos de idade. Sua passagem foi breve e seu legado será eterno.

No vídeo abaixo, Rabello explica o processo criativo da música “Sete Cordas”, em parceria feita com o poeta Paulo César Pinheiro.

   

Um comentário: